Em parceria com a Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, realiza nesta sexta-feira, 9, e sábado, 10, o I Fórum Setorial de Culturas Ayahuasqueiras, no Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclo-Midã), no bairro Irineu Serra.
O objetivo dos organizadores do evento é atualizar as discussões do “Seminário das Comunidades Tradicionais da Ayahuasca – Construindo Políticas Públicas para o Acre”, realizado em abril de 2010. Para tanto, a programação foi estruturada a partir de temas referentes ao andamento das políticas públicas voltadas a esses grupos e sua relação com a sociedade.
As Culturas Ayahuasqueiras Tradicionais são formadas pelas linhas religiosas que fazem uso ritual da ayahuasca, como União do Vegetal (UDV), originária de Rondônia, e Daime e Barquinha, de Rio Branco, além de várias etnias indígenas do estado.
A Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras faz parte do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Rio Branco. Criada em 2008 por membros de suas comunidades, busca avançar o debate com relação às políticas públicas voltadas ao seguimento.
O cerimonial de abertura, previsto para acontecer às 19h de sexta-feira, contará com a presença dos dirigentes e associados, bem como de autoridades, gestores públicos das esferas municipal, estadual e federal. Após as falas iniciais será exibido o vídeo do seminário de 2010, além de outros cinco trabalhos produzidos por concluintes do Curso de Audiovisual referente ao Projeto Agente Cultural das Comunidades Ayahuasqueiras II.
Durante o sábado, a programação segue com mesas de discussões, debates e intervenções artísticas.
Para participar do Fórum basta preencher a ficha de inscrição disponibilizada nos centros filiados e também via online nos seguintes endereços: