Menu

Pesquisar
Close this search box.

Enquanto paciente implora por uma válvula para não morrer, secretária de Sebastião se dedica a campanha de Marcus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No leito 128 do Hospital das Clínicas, em Rio Branco, a paciente Rosa dos Santos Lima, 38 anos, vive dias difíceis. Segundo a família, Rosa, com problemas neurológicos, já foi submetida a seis intervenções cirúrgicas para aliviar a pressão em sua cabeça. “Não adiantaram. Agora os médicos dizem ser necessária a instalação de um equipamento denominado de Válvula de CODMANN”, conta João dos Santos Lima.


Como o equipamento é muito caro, a família recorreu ao Estado, que ainda não deu resposta. O irmão de Rosa, João dos Santos Lima, diz que já perdeu as contas das muitas idas e vindas ao Hospital das Clínicas e na própria Secretaria de Saúde, para que a direção ou mesmo a secretária Suely Melo autorize a compra do aparelho seria a última tentativa de manter a paciente viva.

Anúncios


Segundo João dos Santos, para piorar ainda mais a situação, os médicos desaconselharam a remover a irmã dele do hospital para outro estado. Rosa não suportaria a pressurização de dentro da aeronave, o que tornaria de alto risco a sua transferência.


João reclama ainda do atendimento dispensando por uma funcionária da Sesacre, identificada como Graziela de Souza. “Ela fica nos enganando, dizendo que o aparelho já foi requisitado e semana após semana, essa mulher conhecida como Grazi fica nos enrolando enquanto minha irmã definha naquele leito de hospital. Ela sequer atende mais as nossas ligações de tanta cobrança que fazemos. Só Deus agora pode salvar a vida da Rosa pois se depender do governo, já era”, lamenta, em lágrimas.


O outro lado


Por telefone, a reportagem conseguiu falar com funcionária Graziela de Souza. Quando foi mencionado o caso da paciente Rosa, ela se mostrou nervosa, mas disse que ainda esta semana a Vàlvula de CODMANN já estaria chegando ao Acre, para que fosse feito um novo procedimento cirúrgico na paciente.


Para confirmar a versão dela sobre se a compra do aparelho havia sido mesmo feita, a reportagem tentou falar no setor de compras do H.C, pelos telefones 3226 4486 e  3226 4496 que nos foi fornecido para que obtivéssemos essa confirmação. No primeiro número ninguém atendeu e no segundo é um aparelho de fax e não foi possível completar a chamada.


Diante do que chamou de enganação, o irmão de Rosa disse que vai apelar para o Ministério Público Estadual antes que seja tarde demais.


A reportagem de ac24horas constatou que a secretária Suely Melo tem se dedicado a campanha do candidato a prefeito, Marcus Alexandre (PT), onde pelo Facebook organiza agendas e divulga o nome do candidato da Frente Popular do Acre.


Salomão Matos
Da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido